segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DICAS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADAS DURANTE E DEPOIS DA VIAGEM

Ao decidir efetuar o processo de cidadania na Itália, muitas questões adicionais deverão ser analisadas para que sua viagem não se torne um pesadelo num país estrangeiro, onde com certeza tudo è muito diferente da nossa realidade cotidiana, a começar pelo idioma para quem nao o domina ainda;

Estas informações são baseadas nos processos efetuados na região em que trabalho. De acordo com a região em que a residência é realizada, o processo pode variar ( falo no sentido de tempo);

Pontos a serem observados:
Seguro-saúde internacional - Para qualquer viagem internacional é necessário a contratação de um seguro de saúde internacional, que cubra os gastos caso você tenha algum problema de saúde em um país estrangeiro. O Brasil possui um acordo com a Itália, possibilitando a qualquer contribuinte do INSS utilizar o serviço público de saúde italiano. Quem emite o documento de seguro-saúde é o Ministério da Saúde. Somente as capitais possuem escritórios que efetuam este serviço, mas é possível solicitá-lo pelo correio. Os documentos solicitados são:
RG
Passaporte
Comprovante de residência
Carteira de trabalho
Holerite
Cópia da passagem

Para maiores informações, acesse o site do Ministério da Saúde ou procure uma agencia mais proxima de vc.
http://sna.saude.gov.br/cdam/index2.cfm
Comprovantes e recibos - Sempre guarde sua passagem e tickets de embarque, pois caso não carimbem seu passaporte na imigração você terá como comprovar sua entrada na Itália.Documentos originais - Os documentos originais só deverão ser entregues no Comune. Não os confie para ninguém além do Comune.Residência - A Itália possui um rígido controle de moradia. Para cada residente, existe uma metragem quadrada mínima. Portanto esteja atento com quem disponibilizará a residência para você, pois em todos os casos (inclusive para os italianos) o vigile passará na tua casa para verificar as condições de moradia. Caso a residência esteja fora das normas, será necessário buscar um novo local.
Tempo de cada passo do processo - Como se pode perceber acima, todos os prazos dependem das autoridades italianas. Como cada caso é único, não podemos definir um prazo específico.
Mudança de endereço após a cidadania - Ao se mudar para outro país, inclusive para o Brasil, sempre se dirija ao Consulado Italiano responsável pela região e solicite a inscrição no AIRE - Anagrafe de Italianos Residentes no Exterior. Caso seus dados não estejam atualizados,você poderá ter problemas ao renovar seu passaporte e carteira de identidade.

Nenhum comentário: